Dúvidas Frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES


O que é sopro cardíaco?

O sopro cardíaco é um som semelhante a um sopro que o médico escuta ao avaliar os sons do coração. Na faixa etária pediátrica (pré-escolar e adolescentes), mais de 50% das crianças apresentam um sopro inocente. O sopro é considerando inocente quando não existe nenhuma alteração na anatomia do coração, o sopro inocente é um achado ocasional da ausculta cardíaca.

O que é palpitação?

A palpitação é a sensação de "coração acelerado". Nesses casos devemos sempre investigar qual tipo de palpitação ocorre. É importante diferenciar exatamente o que acontece, pois o paciente pode ter arritmias ou as chamadas "extrassístoles". As extrassístoles são palpitações geralmente sentidas com menor frequência e menor intensidade. Enquanto os pacientes com arritmia podem apresentar um mal-estar mais intenso ou muitas vezes não apresentar qualquer sintoma. Por isso devemos sempre respeitar a queixa do paciente porque o diagnóstico da palpitação pode ser mais difícil, principalmente em crianças. Algumas crianças falam que estão com “dor no peito”, algumas vezes está associado com falta de ar, sensação de desmaio e palidez.

O que é cianose?

A cianose é caracterizada pela coloração roxa das extremidades e dos lábios. O paciente pode apresentar as pontas dos dedos e os lábios com uma cor mais violácea, roxa, cianótica.
Essa coloração violácea adquirida na pele nos mostra como está a concentração de oxigênio no sangue da pessoa. Nós temos um aparelho que mede essa concentração chamado de oxímetro de pulso, denominamos esse tipo de medida de saturação de oxigênio. O normal da saturação de oxigênio é acima de 92%, quando esse valor é inferior, a pessoa pode apresentar a cianose.
O bebê pode apresentar uma cianose perilabial e não significar a cianose de saturação baixa. A cianose por queda de saturação apresenta cor violácea nos lábios e não na região próxima da boca! Portanto é importante mostrar para o seu pediatra para ele explicar e diferenciar isso para os familiares.

Meu filho sente dor no peito, pode ser alguma coisa séria?

As crianças podem sentir dor no peito por vários motivos, temos desde causas mais simples como ansiedade ou dor muscular até causas realmente de origem cardíaca (no geral, arritmias). Por esse motivo, é sempre importante o pediatra para que ele consiga analisar o tipo de dor e, nos casos necessários, solicitar avaliação de um cardiologista pediátrico.

O que é síncope?

A síncope é o chamado desmaio. As pessoas podem apresentar síncope por vários motivos: hipoglicemia (nos casos de alimentação inadequada), hipotensão (quando a pessoa se levanta da cama muito rápido, por exemplo), temos ainda as ocasionadas pelo sistema cardiovascular. Nesses casos devemos realizar uma história detalhada para diferenciarmos os vários tipos de síncope. .