Ecocardiograma Pediátrico

ECOCARDIOGRAMA PEDIÁTRICO

É um exame de ultrassom, realizado para avaliar em detalhes toda a estrutura do coração. Se a criança tiver algum defeito cardíaco, este exame pode identificá-lo.


Este exame é doloroso? Pode prejudicar a criança? É algum tipo de irradiação?

O ecocardiograma é um exame igual a qualquer outro exame de ultrassom. Não é doloroso, não causa nenhum dano à criança e não tem irradiação.


Como será realizado o exame?

O exame dura aproximadamente de 15 a 60 minutos, dependendo da colaboração da criança e outros problemas que possam surgir.
Alguns recursos lúdicos como: músicas, vídeos e brinquedos ajudarão distrair a criança durante o exame.
O médico colocará gel sobre o abdome, tórax e pescoço da criança e “passeará” com a sonda suavemente sobre estas regiões.


Existe algum tipo de preparação?

Crianças entre 6 meses e 3 anos devem vir em jejum de 3 horas, pois poderemos oferecer algum alimento durante o exame, também, com o intuito de fazer com que a criança colabore. Por isso os pais devem trazer mamadeira ou algum alimento que a criança goste para ser oferecido.
O jejum também é importante quando o exame tiver indicação de sedação para ser realizado. Se a criança chorar muito e não colaborar para avaliação correta do coração pode ser necessário realizar o exame sob sedação, desde que seja realizado em ambiente hospitalar. Porém, somente em último caso, usa-se sedação!!!!
A tranquilidade e o auxílio dos pais são fundamentais. Cantar, brincar e acalmar seu filho contribuirá para um exame bem-sucedido e sem sedação!


Traga a criança com agasalho de preferência com abertura na frente, pois os aparelhos necessitam permanecer em salas com temperaturas mais baixas. Não é exagero, é garantia de conforto para seu filho durante exame!

Se a criança estiver dormindo, ótimo!!! Não a acorde!!!